A montadora brasileira Agrale anunciou seu primeiro cavalo-mecânico, o
8500 TR, menor caminhão com quinta roda do país. O modelo é voltado,
principalmente, para uso em autoescolas e centros de formação de
condutores, por interessados em conseguir habilitação em categoria E -
motoristas de cavalo-mecânico com capacidade de carga superior a 30
toneladas.
O lançamento foi desenvolvido a partir do Agrele 8500 tradicional,
mas teve o entre-eixos reduzido e possui a quinta-roda de fábrica –
exigência da lei para utilização em CFCs. Com capacidade para 5,25
toneladas, o estreante brasileiro roda com motor MWM 4.1 TCA Eutro II de
quatro cilindros, capaz de gerar 115 cavalos de potência. O toque a
1.500 rotações por minutos chega fica na casa dos 40 quilogramas-força
por metro. O modelo ainda tem freio de acionamento a ar, câmbio de cinco
marchas e direção hidráulica.
Segundo a fabricante, o novo caminhão é cerca de 30% mais econômico,
em termos de compra e manutenção, do que outros veículos de categorias
semelhantes e com cinco anos de uso em CFCs. O gerente nacional de
vendas da Agrale, Ubirajara Choairi dos Santos, alega que, como as
escolas costumam adquirir veículos usados para as aulas, o 8500 TR novo
seria uma opção mais rentável. "Somente no quesito consumo de
combustível a redução pode chegar a 70%", continua o executivo.
FONTE: Agrale
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