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Um Pouco Da História da SCANIA

1957
Em 2 de julho de 1957 é constituída a Scania-Vabis do Brasil S. A.

1958
É montado o primeiro Scania de fabricação nacional, um modelo L 75. O veículo atendia rigorosamente às exigências do governo, de 35% de nacionalização.

1959
A Scania inaugura sua fábrica de motores, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), no dia 29 de maio de 1959.

1960
A Scania passa a produzir integralmente seus caminhões e ônibus, em junho de 1960, nas instalações do Ipiranga. Antes, alguns componentes eram importados e montados pela Vemag. No mesmo ano, o primeiro motor marítimo Scania, importado da Suécia, é montado no barco de pesca de camarões “Ponta da Praia”, no litoral paulista.

1962
É inaugurada, em 8 de dezembro, a fábrica da Scania em São Bernardo (SP), pólo da industrialização nacional. A fábrica do ABC paulista foi a primeira unidade industrial para a produção de caminhões, ônibus e motores da Scania fora da Suécia.

1963
A montadora sai na frente com mais dois lançamentos: o caminhão L 76 e o ônibus B 76, com um novo motor de 195 HP e direção hidráulica.

1965
Com oito anos de Brasil, a Scania cruza pela primeira vez a fronteira brasileira: um caminhão L 76 é exportado para o Uruguai.

1966
A Scania lança seu primeiro motor marítimo nacional no V Salão do Automóvel.

1969
Da fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, sai a primeira exportação de componentes de caminhão para a Suécia: um lote de 200 bombas de óleo inteiramente nacionais segue para ser montado nos caminhões Scania suecos. O embarque é feito em Santos.

1970
Nasce o caminhão Scania Super, com 42% mais torque e 41% mais potência que os modelos anteriores.

1971
Os veículos Scania recebem avanços tecnológicos, principalmente no sistema de freios, e têm a denominação alterada: de L 76 para L 110; de LS 76 para LS 110; de LT 76 para LT 110; e de B 76 para B 110. Surge aquela que seria conhecida como Série 0.
1972
O principal produto da Scania, o Scania Super, passa a ser chamado de “O caminhão da integração nacional”. A Scania elege São Marcos como a cidade mundial Scania devido à quantidade de caminhões da marca por habitante.

1974
No Salão do Automóvel, em São Paulo, a Scania apresenta o modelo LK 140 e inaugura, no Brasil, o conceito de cabina avançada, logo batizada de “cara chata”.

1976
Chegam os caminhões L, LS e LT 111, da Série 1. O último e mais bem sucedido capítulo de uma era que durou mais de 20 anos, os chamados “jacarés”. Do precursor L 75, seguido pelo L76 e depois pelo L 110, os caminhões Scania de cor laranja e aparência extremamente robusta povoaram as estradas. Até hoje é possível vê-los trabalhando em perfeitas condições, o que comprova a robustez característica da marca Scania.

1978
É fundada em São Paulo, no dia 8 de agosto, a Associação Brasileira dos Concessionários Scania S/C (Assobrasc).

1981
Chega a Série 2. Apenas seis meses após o lançamento na Europa, o Brasil conhece a linha R, cabina avançada ou “cara chata” com duas versões de motores de 305 e 388 cavalos. No mesmo ano, a Scania apresenta a linha T, de cabina com capô, nas versões simples ou leitos e diversos opcionais. Com a linha T, é lançado o conceito de fabricação de caminhão “sob encomenda”, já com o objetivo de oferecer produtos que atendessem perfeitamente às necessidades das operações de transporte dos clientes.

1982
Scania lança o primeiro consórcio brasileiro de caminhões pesados, o Consórcio Nacional Scania, em 20 de maio.

1983
No mês de junho, ocorre o lançamento dos ônibus K 112 e S 112. A Série 2 chega aos ônibus Scania, substituindo os modelos da linha B e BR.
O veículo número 50 mil é produzido pela Scania Brasil no dia 18 de outubro. Trata-se de um caminhão T 112.

1988
Chega o ônibus F 112 HL, destinado ao transporte de passageiros em condições severas.

1989
Em outubro, o veículo mundial de número 600 mil sai da fábrica de São Bernardo, um caminhão T 112 HW 360.

1990
É lançada a nova linha de chassis para ônibus: a Série 3, com os modelos K 113 e S 113.

1991
A série especial “Jubileum” marca a comemoração do centenário mundial da fundação da Scania. Chegam os caminhões da Linha 113/143 (Série 3), que têm potências de até 450 cavalos, a maior do mercado brasileiro à época.

1993
Sai da linha de montagem, em 26 de março, o caminhão número 100 mil produzido no Brasil, um R 113 H 360.

1994
A Scania Brasil, em conjunto com sua rede de concessionárias, introduz o “Acordo de Manutenção”, um conceito de prestação de serviços baseado nas manutenções programadas.

1995
Nasce o “Scania Plus 24”, serviço de emergência à disposição dos clientes Scania 24 horas por dia durante o ano inteiro, hoje batizado de “Scania Assistance”.

1997
A Scania é a primeira montadora na América Latina a receber o certificado ISO 14001.

1998
Em fevereiro, é iniciada a produção de caminhões da Série 4 na América Latina. Em maio, são lançados os ônibus Série 4, com destaque para os veículos urbanos com piso baixo e sistema de ajoelhamento que facilita o embarque e desembarque de passageiros.

1999
A Scania traz para o Brasil, em agosto, a nova opção de caminhões 8x4, para atender principalmente aos mercados de construção civil e mineração.

2000
- No mundo, a Scania produz seu milionésimo veículo e o doa à Cruz Vermelha Internacional. Como prova do sistema global de produção da Scania, cada componente foi montado em uma fábrica. O motor desse veículo foi produzido no Brasil.
- Com a chegada do novo milênio, a Scania lança a série especial “Millenium”, com mil unidades.
- Nasce o Contrato de Reparo e Manutenção (R&M).

2001
- A Scania é a primeira montadora a obter a certificação ISO 9001 versão 2000 e conquista a certificação OHSAS 18001.
- Em agosto, a Scania lança o Opticruise, primeira caixa de câmbio automatizada para caminhões.
- A Série Horizontes de caminhões traz de volta às estradas brasileiras a típica cor laranja.
- A Scania apresenta a série especial “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8, agora com 480 cavalos e injeção eletrônica.

2002
Scania cria, em junho, o programa “SuperZerado”, para comercialização de veículos seminovos e usados.

2003
- O Projeto Ponto a Ponto leva, de fevereiro a abril, toda a linha de ônibus da Scania a 24 cidades do Brasil.
- Os ônibus articulados da Scania produzidos no Brasil desembarcam na Colômbia para participar do projeto de transporte coletivo de Bogotá, o TransMilenio.
2004
- Em abril, a Scania lança os caminhões Evolução, série marcada pela tecnologia eletrônica dos motores.
- A Scania e suas concessionárias aderem ao VivaVôlei, projeto criado pela Confederação Brasileira de Vôlei para integrar crianças à sociedade por meio do esporte. Centros de treinamento são criados em várias cidades.
- No dia 22 de outubro, o primeiro caminhão Scania com motor mundial de 9 litros sai da linha de montagem em São Bernardo do Campo (SP).
- Quinta Roda, de Sumaré (SP), é a primeira concessionária Scania da América Latina a receber a certificação DOS, ou Compromisso de Excelência Scania, que garante a mesma qualidade de atendimento em todas as concessionárias da marca.
- Em novembro, é fabricado no Brasil o caminhão Scania número 150 mil.

2005
A Scania realiza a competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, voltada para a segurança nas estradas e à valorização do motorista de caminhão. Mais de 10 mil condutores participam da ação.

2006
- Scania e Yanmar iniciam parceria para venda e reparo de motores marítimos na América Latina.
- Scania apresenta linha mais completa de ônibus rodoviários de sua história, tendo como inspiração a grandiosidade do futebol brasileiro. É o Time dos Sonhos.

2007
- A Scania comemora 50 anos de sua chegada oficial ao Brasil. Como parte das comemorações, é lançada a serie especial Silver Line, limitada a 400 unidades.
- As Séries P, G e R chegam ao Brasil com diversos recursos tecnológicos que oferecem conforto e segurança ao motorista e redução de custos operacionais ao transportador.

2008
- É realizada a segunda edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, com mais de 20 mil condutores inscritos, o dobro da primeira versão.
- A Scania produz o caminhão número 200 mil, um modelo G 420. O veículo foi contemplado para um cliente do segmento de cegonhas durante Assembléia do Consórcio Scania Brasil.
- Chegam os chassis de ônibus da Série K, com veículos ideais para aplicações urbanas e rodoviárias.
- A Scania lança a campanha Tudo por Você e investe em sua Rede de Concessionárias a fim de aprimorar os serviços oferecidos ao transportador.

2009
- Scania tem metade de sua Rede certificada pelo Compromisso de Excelência Scania, ou DOS.
- Produção de motores no Brasil completa 50 anos.
- Scania retoma a comercialização de chassis para ônibus com motor dianteiro. É o retorno da Série F em novo formato e com mais recursos tecnológicos.
- Nasce o GPS Scania, um conceito que incentiva a integração entre Gente, Produtos e Serviços para oferecer soluções completas ao cliente.

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