1957
Em 2 de julho de 1957 é constituída a Scania-Vabis do Brasil S. A.
1958
É montado o primeiro Scania de fabricação nacional, um modelo L 75. O veículo atendia rigorosamente às exigências do governo, de 35% de nacionalização.
1959
A Scania inaugura sua fábrica de motores, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), no dia 29 de maio de 1959.
1960
A Scania passa a produzir integralmente seus caminhões e ônibus, em junho de 1960, nas instalações do Ipiranga. Antes, alguns componentes eram importados e montados pela Vemag. No mesmo ano, o primeiro motor marítimo Scania, importado da Suécia, é montado no barco de pesca de camarões “Ponta da Praia”, no litoral paulista.
1962
É inaugurada, em 8 de dezembro, a fábrica da Scania em São Bernardo (SP), pólo da industrialização nacional. A fábrica do ABC paulista foi a primeira unidade industrial para a produção de caminhões, ônibus e motores da Scania fora da Suécia.
1963
A montadora sai na frente com mais dois lançamentos: o caminhão L 76 e o ônibus B 76, com um novo motor de 195 HP e direção hidráulica.
1965
Com oito anos de Brasil, a Scania cruza pela primeira vez a fronteira brasileira: um caminhão L 76 é exportado para o Uruguai.
1966
A Scania lança seu primeiro motor marítimo nacional no V Salão do Automóvel.
1969
Da fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, sai a primeira exportação de componentes de caminhão para a Suécia: um lote de 200 bombas de óleo inteiramente nacionais segue para ser montado nos caminhões Scania suecos. O embarque é feito em Santos.
1970
Nasce o caminhão Scania Super, com 42% mais torque e 41% mais potência que os modelos anteriores.
1971
Os veículos Scania recebem avanços tecnológicos, principalmente no sistema de freios, e têm a denominação alterada: de L 76 para L 110; de LS 76 para LS 110; de LT 76 para LT 110; e de B 76 para B 110. Surge aquela que seria conhecida como Série 0.
1972
O principal produto da Scania, o Scania Super, passa a ser chamado de “O caminhão da integração nacional”. A Scania elege São Marcos como a cidade mundial Scania devido à quantidade de caminhões da marca por habitante.
1974
No Salão do Automóvel, em São Paulo, a Scania apresenta o modelo LK 140 e inaugura, no Brasil, o conceito de cabina avançada, logo batizada de “cara chata”.
1976
Chegam os caminhões L, LS e LT 111, da Série 1. O último e mais bem sucedido capítulo de uma era que durou mais de 20 anos, os chamados “jacarés”. Do precursor L 75, seguido pelo L76 e depois pelo L 110, os caminhões Scania de cor laranja e aparência extremamente robusta povoaram as estradas. Até hoje é possível vê-los trabalhando em perfeitas condições, o que comprova a robustez característica da marca Scania.
1978
É fundada em São Paulo, no dia 8 de agosto, a Associação Brasileira dos Concessionários Scania S/C (Assobrasc).
1981
Chega a Série 2. Apenas seis meses após o lançamento na Europa, o Brasil conhece a linha R, cabina avançada ou “cara chata” com duas versões de motores de 305 e 388 cavalos. No mesmo ano, a Scania apresenta a linha T, de cabina com capô, nas versões simples ou leitos e diversos opcionais. Com a linha T, é lançado o conceito de fabricação de caminhão “sob encomenda”, já com o objetivo de oferecer produtos que atendessem perfeitamente às necessidades das operações de transporte dos clientes.
1982
Scania lança o primeiro consórcio brasileiro de caminhões pesados, o Consórcio Nacional Scania, em 20 de maio.
1983
No mês de junho, ocorre o lançamento dos ônibus K 112 e S 112. A Série 2 chega aos ônibus Scania, substituindo os modelos da linha B e BR.
O veículo número 50 mil é produzido pela Scania Brasil no dia 18 de outubro. Trata-se de um caminhão T 112.
1988
Chega o ônibus F 112 HL, destinado ao transporte de passageiros em condições severas.
1989
Em outubro, o veículo mundial de número 600 mil sai da fábrica de São Bernardo, um caminhão T 112 HW 360.
1990
É lançada a nova linha de chassis para ônibus: a Série 3, com os modelos K 113 e S 113.
1991
A série especial “Jubileum” marca a comemoração do centenário mundial da fundação da Scania. Chegam os caminhões da Linha 113/143 (Série 3), que têm potências de até 450 cavalos, a maior do mercado brasileiro à época.
1993
Sai da linha de montagem, em 26 de março, o caminhão número 100 mil produzido no Brasil, um R 113 H 360.
1994
A Scania Brasil, em conjunto com sua rede de concessionárias, introduz o “Acordo de Manutenção”, um conceito de prestação de serviços baseado nas manutenções programadas.
1995
Nasce o “Scania Plus 24”, serviço de emergência à disposição dos clientes Scania 24 horas por dia durante o ano inteiro, hoje batizado de “Scania Assistance”.
1997
A Scania é a primeira montadora na América Latina a receber o certificado ISO 14001.
1998
Em fevereiro, é iniciada a produção de caminhões da Série 4 na América Latina. Em maio, são lançados os ônibus Série 4, com destaque para os veículos urbanos com piso baixo e sistema de ajoelhamento que facilita o embarque e desembarque de passageiros.
1999
A Scania traz para o Brasil, em agosto, a nova opção de caminhões 8x4, para atender principalmente aos mercados de construção civil e mineração.
2000
- No mundo, a Scania produz seu milionésimo veículo e o doa à Cruz Vermelha Internacional. Como prova do sistema global de produção da Scania, cada componente foi montado em uma fábrica. O motor desse veículo foi produzido no Brasil.
- Com a chegada do novo milênio, a Scania lança a série especial “Millenium”, com mil unidades.
- Nasce o Contrato de Reparo e Manutenção (R&M).
2001
- A Scania é a primeira montadora a obter a certificação ISO 9001 versão 2000 e conquista a certificação OHSAS 18001.
- Em agosto, a Scania lança o Opticruise, primeira caixa de câmbio automatizada para caminhões.
- A Série Horizontes de caminhões traz de volta às estradas brasileiras a típica cor laranja.
- A Scania apresenta a série especial “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8, agora com 480 cavalos e injeção eletrônica.
2002
Scania cria, em junho, o programa “SuperZerado”, para comercialização de veículos seminovos e usados.
2003
- O Projeto Ponto a Ponto leva, de fevereiro a abril, toda a linha de ônibus da Scania a 24 cidades do Brasil.
- Os ônibus articulados da Scania produzidos no Brasil desembarcam na Colômbia para participar do projeto de transporte coletivo de Bogotá, o TransMilenio.
2004
- Em abril, a Scania lança os caminhões Evolução, série marcada pela tecnologia eletrônica dos motores.
- A Scania e suas concessionárias aderem ao VivaVôlei, projeto criado pela Confederação Brasileira de Vôlei para integrar crianças à sociedade por meio do esporte. Centros de treinamento são criados em várias cidades.
- No dia 22 de outubro, o primeiro caminhão Scania com motor mundial de 9 litros sai da linha de montagem em São Bernardo do Campo (SP).
- Quinta Roda, de Sumaré (SP), é a primeira concessionária Scania da América Latina a receber a certificação DOS, ou Compromisso de Excelência Scania, que garante a mesma qualidade de atendimento em todas as concessionárias da marca.
- Em novembro, é fabricado no Brasil o caminhão Scania número 150 mil.
2005
A Scania realiza a competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, voltada para a segurança nas estradas e à valorização do motorista de caminhão. Mais de 10 mil condutores participam da ação.
2006
- Scania e Yanmar iniciam parceria para venda e reparo de motores marítimos na América Latina.
- Scania apresenta linha mais completa de ônibus rodoviários de sua história, tendo como inspiração a grandiosidade do futebol brasileiro. É o Time dos Sonhos.
2007
- A Scania comemora 50 anos de sua chegada oficial ao Brasil. Como parte das comemorações, é lançada a serie especial Silver Line, limitada a 400 unidades.
- As Séries P, G e R chegam ao Brasil com diversos recursos tecnológicos que oferecem conforto e segurança ao motorista e redução de custos operacionais ao transportador.
2008
- É realizada a segunda edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, com mais de 20 mil condutores inscritos, o dobro da primeira versão.
- A Scania produz o caminhão número 200 mil, um modelo G 420. O veículo foi contemplado para um cliente do segmento de cegonhas durante Assembléia do Consórcio Scania Brasil.
- Chegam os chassis de ônibus da Série K, com veículos ideais para aplicações urbanas e rodoviárias.
- A Scania lança a campanha Tudo por Você e investe em sua Rede de Concessionárias a fim de aprimorar os serviços oferecidos ao transportador.
2009
- Scania tem metade de sua Rede certificada pelo Compromisso de Excelência Scania, ou DOS.
- Produção de motores no Brasil completa 50 anos.
- Scania retoma a comercialização de chassis para ônibus com motor dianteiro. É o retorno da Série F em novo formato e com mais recursos tecnológicos.
- Nasce o GPS Scania, um conceito que incentiva a integração entre Gente, Produtos e Serviços para oferecer soluções completas ao cliente.
Procura no blog
Video - Constelation no Extreme Trucker 2
Pessoal,
Seguindo a idéia do Restanho, realizei alguns testes no Extreme Trucker 2, adaptei um Constelation 25-370 para uso nele, gostei do comportamento do caminhão, porém ainda falta muita coisa para estar 100%.
Espero que gostem do video.
Abraço
Filipe Sampaio
Seguindo a idéia do Restanho, realizei alguns testes no Extreme Trucker 2, adaptei um Constelation 25-370 para uso nele, gostei do comportamento do caminhão, porém ainda falta muita coisa para estar 100%.
Espero que gostem do video.
Abraço
Filipe Sampaio
Video - Dirigindo pelo Mercosul
Olá pessoal!
Depois de tanto andar pelo mapa Mercosul com o 111S, e gravar algumas imagens, resolvi fazer um videozinho e compartilhar com vocês.
Espero que gostem.
Abraço
Filipe Sampaio
Depois de tanto andar pelo mapa Mercosul com o 111S, e gravar algumas imagens, resolvi fazer um videozinho e compartilhar com vocês.
Espero que gostem.
Abraço
Filipe Sampaio
Atualização Simel 2.02 SP2 e pack de Compatibilidade EAA V5.2
Olá pessoal!
Estou lançando a atualização da Simel 2.02 e também o pack de compatibilidade com o mapa EAA V5.2. A seguir estão as correções realizadas nas atualizações.
- Atualização Simel 2.02:
Corrigido os colisions de algumas carretas que ainda apresentavam problemas, neste pack também foram atualizados os interiores de modo que o logo da Iveco está corrigo, Mercedes e Scania com interiores mais realistas e alterado o interior da Man para uso nos caminhões Volkswagen. Este mod substitui o SP1.
Para baixar a atualização, clique aqui
- Mod de compatibilidade EAA V5.2
Ao ser lançada a atualização para a Versão 5.2 e após a criação do fix das carretas Bitrens, foram encontrados diversos erros referentes as rodas, alinhamento das carretas do mod Simel 2.02, então tive que fazer algumas mudanças para que funcione corretamente com esta versão do mapa.
Para baixar o mod de compatibilidade, clique aqui
Abaixo seguem algumas imagens dos interiores, caso ainda não tenham visto.
Obrigado a Todos e boas viagens!!
Filipe Sampaio



Estou lançando a atualização da Simel 2.02 e também o pack de compatibilidade com o mapa EAA V5.2. A seguir estão as correções realizadas nas atualizações.
- Atualização Simel 2.02:
Corrigido os colisions de algumas carretas que ainda apresentavam problemas, neste pack também foram atualizados os interiores de modo que o logo da Iveco está corrigo, Mercedes e Scania com interiores mais realistas e alterado o interior da Man para uso nos caminhões Volkswagen. Este mod substitui o SP1.
Para baixar a atualização, clique aqui
- Mod de compatibilidade EAA V5.2
Ao ser lançada a atualização para a Versão 5.2 e após a criação do fix das carretas Bitrens, foram encontrados diversos erros referentes as rodas, alinhamento das carretas do mod Simel 2.02, então tive que fazer algumas mudanças para que funcione corretamente com esta versão do mapa.
Para baixar o mod de compatibilidade, clique aqui
Abaixo seguem algumas imagens dos interiores, caso ainda não tenham visto.
Obrigado a Todos e boas viagens!!
Filipe Sampaio




Problema no Site Mapa Mercosul
Atenção Pessoal!!!
Ocorreu um erro grave no Site do Mapa Mercosul, o problema já foi reportado e o pessoal do desenvolvimento do Site, e os mesmos estão trabalhando na solução! Até amanhã a tarde (31/01/11), o problema estará resolvido.
Para solução deste problema está sendo criado um novo blog.
O pessoal do Mercosul agradece pela compreensão de todos.
Abraço
Filipe Sampaio
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